4 razões pelas quais você precisa de um mentor BAM
Nos últimos anos de treinamento de novos empreendimentos BAM, passei a entender a importância dos mentores. Acredito que toda empresa como missão inicial deve ter um mentor BAM. Na verdade, acho que os empreendimentos BAM em todos os estágios se beneficiariam de ter um mentor em sua vida.
Então, por que tenho tanta convicção de que você deve ter um mentor BAM?
Posso pensar em quatro boas razões pelas quais todos deveriam ter um mentor… e tenho certeza de que há muitas outras.
4 razões pelas quais você precisa de um mentor BAM
#1 – Conselhos práticos sobre negócios
O melhor tipo de mentor de negócios seria alguém que tivesse experiência no seu setor de negócios real. Sei que isso nem sempre é possível, mas é o que buscamos. Se estiver administrando um restaurante, procure alguém com experiência em restaurantes. Se estiver fazendo turismo, procure um mentor nessa área. Dito isso, encontrar um mentor com qualquer experiência prática em negócios é melhor do que não ter um mentor.
A vantagem de ter um mentor com experiência comercial específica é que ele já cometeu os erros que você enfrentará. Ele entende as armadilhas do setor. Ele sabe quais são as áreas mais importantes do negócio em que você deve se concentrar.
Exemplo rápido: Você é pai de um adolescente ou jovem adulto? Ou conhece alguém que está nessa fase da vida atualmente? Por que muitos jovens adultos têm dificuldade em ouvir seus pais? Embora os pais deem bons conselhos (aprendidos com seus próprios erros do passado), muitos jovens acham que precisam tentar por si mesmos. Já ouvi pessoas dizerem: “Não posso realmente entender até que eu mesmo tenha passado por isso”. De fato, por que não aprender com as pessoas que passaram por isso antes de você? Por que passar pelo mesmo sofrimento? Por que não apenas ouvir e aprender?
O mesmo cenário é verdadeiro nos negócios. Não há necessidade de cometer erros desnecessários quando você tem pessoas que já passaram por isso antes de você. Ouça e aprenda com seus mentores.
Se você tiver um mentor BAM, peça conselhos a ele. Não se limite a pedir… ouça! Esperamos que o seu mentor possa lhe dar conselhos sólidos sobre negócios que o ajudarão a economizar tempo, energia, dinheiro e estresse.
#2 – Administrar uma empresa pode parecer solitário
Qualquer pessoa que tenha iniciado um negócio sabe que administrar uma empresa é difícil. Há centenas de decisões que precisam ser tomadas todos os dias/semanas. Você tem a responsabilidade de fazer a folha de pagamento. O sucesso final do negócio está em seus ombros (mais ou menos).
Administrar uma empresa pode parecer solitário.
Pense em lidar com os problemas dos colaboradores. Você não pode discutir isso com a equipe. Não deve falar sobre isso com seus amigos ou vizinhos. Se você tiver um mentor BAM, poderá compartilhar suas preocupações com essa pessoa e obter a opinião dela sobre a situação. Não é necessário usar nomes reais, mas você ainda pode obter alguns insights valiosos de uma terceira pessoa.
Pense na dificuldade de cumprir com os compromissos financeiros. Você não quer causar medo ou pânico entre seus colaboradores. Com quem você pode conversar sobre suas preocupações? Seu mentor BAM é a pessoa perfeita para compartilhar seus próprios medos pessoais sobre como administrar o negócio e gerar a renda necessária.
O simples fato de ter alguém acompanhando você em sua jornada é uma grande bênção.
#3 – Todos nós precisamos prestar contas
Já ouvi dizer: “Todos nós gostamos de responsabilidade nas áreas em que somos bons”. Entretanto, a realidade é que precisamos de prestação de contas nas áreas em que não somos tão bons.
Uma história rápida: Lembro-me de ter treinado um jovem empresário no norte da África. No início de nosso relacionamento, ele realmente pediu uma prestação de contas diária. Ele definia suas tarefas diárias e eu verificava todos os dias se ele as havia concluído. Ele precisava desse tipo de prestação de contas rigorosa. Nos meses seguintes, passamos gradualmente para verificações semanais. Finalmente, ele conseguiu estabelecer metas mensais e cumpri-las. Foi divertido ver esse homem crescer em sua capacidade de estabelecer metas e manter-se na tarefa.
Uma das partes mais difíceis de administrar uma empresa é a “execução”. Temos a tendência de fazer coisas que gostamos de fazer ou nas quais somos bons. O único problema é que essas coisas não são as tarefas mais importantes para impulsionar o negócio.
É fundamental trabalhar com um mentor de negócios que possa responsabilizá-lo pelas tarefas “mais importantes” (aquelas que realmente fazem a empresa avançar). Esse conceito pequeno, mas importante, pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso de sua empresa.
#4 – A vida é mais do que apenas negócios
Por fim, é ótimo ter um mentor em sua vida que possa manter os olhos no panorama geral. A vida não se resume aos negócios ou ao sucesso em nosso trabalho. Ao fazer negócios como missão, você também precisa se lembrar de sua caminhada com Jesus, sua família, equipe, relacionamentos locais, etc.
Encontre um mentor que entenda a importância de uma vida próspera. Dê a ele a liberdade de fazer perguntas sobre sua família, sua equipe e, o mais importante, sobre seu coração.
Comece cada ligação com uma pergunta simples: “Como está sua alma?”
Vamos para a ação!
Se você está apenas começando no BAM, encontre um mentor. O ideal é encontrar alguém que tenha experiência em negócios e até mesmo trabalhado em seu setor. Pergunte a essa pessoa se ela estaria disposta a acompanhá-lo nessa jornada da BAM.
Se já estiver administrando uma empresa (e não tiver um mentor), seja honesto consigo mesmo. Identifique as áreas em que precisa de mais ajuda e encontre um mentor que possa ajudá-lo a prestar contas ou ajudá-lo nessas áreas.
Se você já tem um mentor, faça a si mesmo esta pergunta: “Qual é a área mais importante da minha vida que eu preciso que meu mentor verifique?” Em seguida, converse com ele sobre isso e comece a trabalhar nisso.
Não há motivo para percorrer essa jornada sozinho! Encontre um mentor hoje mesmo.
Você precisa fazer log in para comentar.