6 Componentes Fundamentais para Implantar BAM de Maneira Eficaz
Ao longo dos últimos anos tenho pensado muito sobre todo o conceito de BAM. Sempre que converso com vários praticantes e líderes de missões, algumas respostas comuns continuam aparecendo:
- A maioria das pessoas que o Senhor tem chamado não são empresários;
- A maioria dos que começam seus negócios não estão realmente equipados ou qualificados para lançar um novo empreendimento;
- A maioria das empresas BAM ficam pelo caminho e , na verdade, nunca decolam;
- A maioria das organizações missionárias quer que seu pessoal trabalhe em seus negócios somente de 20 a 25 horas semanais;
- BAMers sentem-se culpados por “gastarem seu tempo” nos negócios ao invés de estarem investindo “no que realmente importa”;
- Organizações missionárias e BAMers desejam ter uma agenda flexível para que possam “retornar pra casa” de tempos em tempos e participar de conferências missionárias;
- A maioria dos BAMers reconhece que precisa de ajuda em seus negócios mas não possuem recursos financeiros para pagar uma consultoria.
Obviamente, existem inúmeros obstáculos que teremos que transpor se quisermos causar impacto através do negócio em missão. Será que o que estamos pedindo aos nossos BAMers vocacionados coisas irreais?
Uma coisa eu sei bem! Quando o BAM é bem feito, ele abre portas para um impacto social, financeiro e no Reino. O conceito abrangente é bom, mas a maneira que implementamos esse conceito talvez precise de alguns ajustes.
6 Componentes Fundamentais
Tenho avaliados iniciativas BAM em diversos países, culturas e contextos. Identifico 6 componentes principais que devem estar no lugar certo para que o negócio tenha uma grande chance de sucesso:
- Uma ideia de Negócio Forte – uma ideia testada que tenha potencial de crescimento e impacto.
- Prestação de Contas – supervisão guiada por referências, medidas e feedback.
- Plano de Negócios – ter um plano de ação que possa ser executada pelo ‘champion’ e pela equipe.
- Financiamento – ter fundo de capital suficiente que irão abastecer o lançamento com sucesso.
- ‘Champion’ – uma pessoa chave que lidera o empreendimento, fazendo o que for necessário para que o trabalho seja feito.
- Execução – pessoas apropriadas e work output para executar o plano de negócio
Vamos olhar de forma mais detalhada cada um dos 6 componentes.
Uma ideia de negócio forte
A primeira peça desse quebra-cabeças é uma ideia forte de negócio. O que quero dizer com uma ideia forte?
Não estou falando sobre qualquer ideia. Existem milhares de boas ideias, mas elas foram testadas quanto ao seu potencial de crescimento, impacto ou receptividade cultural?
Prestação de Contas
O próximo componente fundamental é uma prestação de contas consistente. Os negócios que obtiveram sucesso tiveram alguma espécie de coaching ou consulta durante as fases de planejamento e lançamento.
Com todas as diversas áreas drenando seu tempo e energia (família, ministério, equipe, escritório), muitos emporesários iniciantes acham difícil manter o foco necessário no seu negócio.
Com uma boa prestação de contas, um plano claro pode ser estabelecido com referências, monitoramento e feedback contínuo. É papel do coach/mentor ajudar o empreendedor a estabelecer um plano de negócios realista. Este plano de ação inclui cada uma das tarefas que precisarão ser acompanhadas e seus prazos.
Eis o segredo: desde que o dono do negócio esteja trabalhando nos passos mais importantes para que seu negócio avance (de acordo com o plano), o empreendimento tenderá ao sucesso.
Um Plano de Negócios Sólido
Um terceiro componente que tem ajudado muito é um plano de negócios sólido. Não estou falando de um documento de 50 a 100 páginas. Pela minha experiência, uma vez que o empreendedor tenha cumprido o plano de negócios com diligência, ele terá aumentando suas chances de sucesso.
Alguns coaches preferem uma tela em branco, enquanto outros dão preferência a um plano mais tradicional. Pra mim, isso não é importante! Se você pensou sobre os principais pontos que envolvem seu negócio (conceito, clientes, competição, etc.) e sobre o desenvolvimento financeiro (startup, despesas mensais, projeções, etc.), acredito que você esteja seguro.
Lembre-se, o plano de negócios não é apenas uma etapa inicial a ser vencida. Ele deve ajudá-lo a focar na sua ideia de negócio e a dar uma clara indicação se ela tem alguma chance de sucesso. Talvez a melhor lição que você pode tirar de seu plano de negócios seja… não lançar seu negócio.
Financiamento suficiente
O quarto componente que você precisa é se certificar de que o financiamento é suficiente. Do meu ponto de vista, a maioria dos negócios BAM são, geralmente, subcapitalizados. Em outras palavras, eles não tem dinheiro suficiente para fazer os negócios decolarem.
Eu gosto de comparar o lançamento de um negócio a um pequeno avião decolando. Para um avião pequeno, de 6 lugares, decolar, ele precisa de potência suficiente e pista (distância). Se o avião não possui uma pista longa o suficiente, não é possível alcançar a velocidade necessária para decolar.
Isto também é verdade para o lançamento de um negócio. Se você não possui uma pista longa o suficiente (capital de investimento), talvez você não tenha tempo suficiente e momentum para fazer seu negócio decolar.
Algo que encorajamos: levante capital suficiente (dinheiro na mão) para cobrir todos os custos de lançamento e mais 12 a18 meses de custo operacional. Esperamos que você consiga gerar entradas antes deste período, mas isso lhe assegurará uma pista longa o suficiente para uma decolagem tranquila.
Um Champion
O quinto componente fundamental (e talvez o mais importante deles) é se assegurar de que você tenha um champion em seu negócio. Isso é mais do que ter um proprietário ou alguém que gerencie o negócio. O champion é alguém que tenha total dedicação e deseja excelência. Eles são a força motriz necessária para fazer o negócio decolar.
Na analogia do avião, o champion talvez seja o motor (não o piloto). O Espírito Santo é o combustível que move o motor. Sem um motor potente, o avião jamais voará. Ok, talvez essa analogia não seja perfeita, mas acho que você captou a ideia.
Se você quer um empreendimento BAM de sucesso, você deve ter um champion no seu negócio.
Lembre-se, se você trabalha em equipe, talvez você não queria que seu líder de equipe seja o seu champion. Você precisa de um champion ministerial e de um champion de negócios. Geralmente eles são pessoas diferentes, com habilidades diferentes.
Execução
O sexto e último componente fundamental é o trabalho propriamente dito: a execução. É o trabalho diário de realizar o que precisa ser feito.
O segredo da execução não está apenas em trabalhar, mas em fazer o trabalho certo. Você e sua equipe precisam focar nas tarefas que são mais importantes para fazer seu negócio avançar.
Ouvi, recentemente, pessoas falando sobre investir 60 horas por semana no novo negócio. Pessoalmente, não concordo com essa filosofia. Não é sustentável e pode facilmente causar desgastes na equipe, no casamento e em relacionamentos, inclusive em sua mente.
Prefiro encorajar novos empreendedores a trabalhar 30 horas semanais em seus negócios, MAS que sejam 30 horas de trabalho efetivo e eficiente. Isto significa seguir o plano de ação sem se distrair com as tarefas divertidas. Estou certo de que se você der 30 horas de trabalho dedicado e focado, você terá seu trabalho concluído.
Juntando tudo
Se você este começando um empreendimento BAM ou pretende entrar em um empreendimento já existente, foque nessas seis áreas colocadas aqui. Se você pular qualquer uma, vai achar difícil continuar caminhando.
Gostaria de encorajá-lo a encontrar a área certa, o coach certo, a desenvolver um plano sólido, a conseguir financiamento suficiente, a encontrar seu champion e, então, começar a execução de seu plano.
Espere… tenho uma ideia bonus: foque no marketing! Você precisa de clientes potenciais para manter suas vendas!
Por Toby Miles.