A formação de um empreendedor BAM
Certa vez, quando eu estava reunido com alguns futuros BAMers alguém me perguntou o que eu considerava ser uma boa formação para um empreendedor do Reino.
Acabei dando a resposta “padrão”, mas, pensando melhor sobre isso, acabei encontrando algumas características de um bom “empresário cristão de longo-prazo”.
Paixão por Cristo e pelas Nações
Primeiramente, e antes de qualquer coisa, qualquer um que queira trabalhar integralmente em outro país proclamando o nome de Jesus (seja como Fazedor de Tendas ou missionário tradicional) precisa ter uma paixão por Jesus.
Cada um de nós precisa crescer em nosso amor por Cristo e alimentar a chama de Jesus em nossas vidas. Tempo com Jesus deve ser uma prioridade porque, sem isso, seu primeiro amor irá logo se apagar.
Junto com a paixão por Jesus, precisamos ter uma paixão pelas nações… para que ninguém pereça. Precisamos ter um desejo ardente em nossos corações para compartilhar Seu amor com os perdidos à nossa volta.
Nossos corações precisam se quebrantar pelos perdidos. É fácil se endurecer com o tempo… ore por um coração compassivo pelas nações.
O “chamado”!
Na minha cabeça, cada Fazedor de Tendas deveria ter um chamado específico do Senhor para iniciar sua vida com um Fazedor de Tendas. Escolher por se lançar numa aventura não é uma boa razão para partir para o exterior e você vai rapidamente acabar frustrado e voltando para casa.
Se você sente o chamado de Deus na sua vida, procure Sua face e tenha a confirmação deste chamado para você. Anote isso, documente as maneiras maravilhosas como Ele te conduz.
E sobre habilidades e treinamento?
Tenho encontrado no campo um número significativo de trabalhadores que não se sentem confortáveis em compartilhar sua fé ou discipular novos convertidos.
Cada um nós deveria dedicar o tempo necessário desenvolvendo nossas ferramentas espirituais para sermos capazes de compartilhar efetivamente e discipular aqueles que nos perguntam sobre a verdade.
Porém, eu não penso que todos precisam ter um diploma de Teologia ou frequentar um seminário. Uma maneira excelente de desenvolver essas habilidades é se envolvendo com sua igreja local ou achando um mentor que possa forjar isso em você. Se você não compartilha em sua própria casa, você não o fará em outro país.
Como falei para alguns jovens estudantes, eu achei muito importante ter, também, uma outra “formação” em missões ou estudos interculturais. Não que isso não seja ótimo, mas possuir habilidades que te ajudem a conseguir um emprego ou estabelecer sua identidade profissional é muito importante. Conheci pessoas trabalhando como Fazedores de Tendas usando ensino, contabilidade, administração, medicina, música, tecnologia, engenharia, etc.
Ter uma profissão que você possa usar como base é uma ferramenta perfeita para um Fazedor de Tendas.
***Nota: Talvez você nunca venha a trabalhar nesta área, no entanto isto lhe dará algo onde se apoiar.
Tenacidade e Perseverança
Já li em diversos livros que as pessoas mais efetivas permanecem no mesmo lugar por ao 5 anos. Este é só o começo do foco em longo -prazo.
Um Fazedor de Tendas deve possuir a tenacidade e perseverança porque eles precisam focar no trajeto mais longo.
Eles precisam aprender a língua, instalar a família, montar o negócio, aprender a cultura e superar diversos desafios, enquanto vivem constantemente de maneira a proclamar Jesus. Sem a ajuda do Senhor, tudo se torna impossível. Precisamos pedir a Ele por perseverança!
Humildade – A Vida de um Aprendiz
Nós ouvimos isso o tempo todo, no entanto é verdade. Eu e minha esposa temos aprendidos tantas coisas com nossos amigos locais. Nossos olhos continuam a ser abertos para enxergarmos mais da cultura.
Assumir uma atitude de aprendiz abrirá portas para fazer perguntas e criar boas discussões. Em algum momento perguntarão no que você crê e você deve estar “preparado para responder sobre a esperança que você possui”.
Oramos para que Deus levante muito mais Fazedores de Tendas – pois a colheita está pronta!
Por Toby Miles.