5 dicas para você prosperar e não apenas sobreviver
Sabe aquela sensação de estar estar quase jogando a tolha… praticamente sobrevivendo?
“Sei! Eu tenho!”
Vivendo no mundo árabe nos últimos 13 anos, posso dizer tranquilamente que em alguns momentos eu liguei o modo sobrevivência. Momentos em que a vida parecia estar fora de controle. Eu não estava preocupado em prosperar. Só queria sobreviver.
Não acredito que fomos chamados para sobreviver, mas para prosperar.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a prosperar.
Não sei em qual modo você está, mas aqui vão cinco dicas que podem mantê-lo na busca do “crescimento”.
1. Permanecer em Deus: você está agarrado nisso?
O primeiro pode soar como um clichê, mas é vital. Você precisa estar enxertado na videira! Jesus é a videira verdadeira. Ele é o único que pode te dar vida e sustentá-lo. Eu achei um com acrônimo no site live-dead.org:
- dia todo
- períodos
- em oração
- disciplina
- todos
- estratégia
Nota: O acrônimo original é com a palabra ABIDES.
A chave para permanecer é separar seu melhor tempo do dia para estar com Jesus.
Quando nós entramos no modo sobrevivência, a maioria de nós passa a dar apenas as sobras para Jesus. As vezes, quando sinto que estou naquele lugar de perigo, coloco meu fone de ouvidos e me retiro para um tempo de adoração com o Senhor. Eu descobri que adorar me ajuda a trazer foco para minha visão novamente. Seja minha visão…
2. Língua, língua, língua
Outro passo importante para frutificar é gastar tempo aprendendo a língua local. Comunicação é tão fundamental!
Se você não começar a aprender a língua, você vai se sentir excluído e isolado da sua nova cultura local.
É importante, por exemplo, aprender frases simples e praticá-las na vizinhança. Isso vai permitir que você se envolva com a comunidade. Conheço tantas pessoas que não estão progredindo por desconhecimento da língua local.
3. Curta a cultura – procure pelo o que é bom!
Uma coisa a gente sempre tenta fazer como família é observar os aspectos da cultura que podemos adotar. Procuramos por coisas divertidas ao nosso redor. É tentador brincar dizendo que não há nada de divertido na cultura local, mas se você gastar um tempo nisso, tenho certeza que vai achar alguma coisa.
Em um dos países que vivi, costumava ir comer um churrasquinho em num dos diversos restaurantes que ofereciam isso na cidade. Não eram restaurantes chiques! Estamos falando de umas bibocas mesmo! Outra coisa que eu amava fazer era ir aos banhos públicos com amigos. ? Soa estranho? Talvez, mas a gente se divertia muito.
Talvez você more perto da praia! O que você acha de atividades esportivas? Ou, talvez, você possa ter algumas aulas de culinária?
Lembre-se, seus filhos vão assumir a liderança!
Portanto, se você conseguir curtir sua casa nova, seus filhos vão conseguir se divertir bastante também.
4. Ore pela sua comunidade
Outra coisa que pode ajudá-lo bastante a prosperar é separar um tempo para orar pela comunidade.
Percebemos que a medida que oramos por amigos, vizinhos, comunidade e governo, você começa a desenvolver um sentimento pelo país.
Ano passado aprendemos a partir de uma excelente ideia.
No primeiro dia da semana, separamos um tempo para orar especificamente pela nossa nação.
Nós oramos pelos nossos amigos! Oramos pelos nossos vizinhos. Percebemos, como equipe, nosso coração amolecendo com relação à nossa nação. Regozijamo-nos quando ouvimos o que Deus está fazendo. Você esta orando pela sua nação?
5. Pratique a gratidão
Alguns anos atrás minha esposa leu um livro chamado “A Thousand Gifts”. Um dos conceitos do livro é listar as coisas pelas quais você é agradecido. Então, ela começou a escrever todos os presentes maravilhosos com os quais o Senhor a tem abençoado. Ela não apenas fez isso como também encorajou uma amiga local a começar sua própria lista.
A gratidão alimenta a brasa transformando-a em chamas de alegria.
Se você está vivendo aquele momento de sobrevivência, gostaria de encorajá-lo a começar uma lista, escrevendo todas as formas com que você tem sido abençoado. Comece louvando a Deus por sua bondade! Acredito que você vai tirar os seus olhos das ondas e colocá-los no Salvador!
Você não está sozinho!
Se você acha que está apenas sobrevivendo, nós adoraríamos orar por você. Por favor, envie-nos seu pedido de orçando ainda hoje!
Por Toby Miles.