10 Dicas para Mulheres Solteiras Fazendo Negócios em Missões
Existe um espaço para mulheres solteiras fazeremndo negócios em missões?
Claro!
Sinceramente, mulheres solteiras sempre tiveram um papel importante em missões e continuam a ter no contexto de BAM. Com uma proporção de 7 mulheres solteiras para cada homem solteiro, confiamos que Aquele que as chamou será fiel para usá-las poderosamente!
Entrevistamos uma quantidade de mulheres solteiras (agora e no passado) para saber os conselhos que elas dariam a novas trabalhadoras do Reino. Aqui estão 10 dicas que você deve considerar antes de iniciar sua vida profissional num país de acesso criativo.
Esteja ciente dos diferentes modelos de BAM no seu contexto
À medida que for se estabelecendo no seu novo local, você poderá ter um certo número de diferentes escolhas quanto ao “como”. Você pode começar sua própria companhia, trabalhar remotamente para uma companhia no país de seu passaporte, integrar uma empresa BAM já existente, aceitar um “emprego secular” ou fazer sociedade com um amigo local. Você precisa entender os prós e contras de cada uma dessas opções… especialmente na condição de uma mulher solteira.
Mulheres solteiras devem estar profissionalmente preparadas para a função que irão assumir em outro país
Credenciais e identidade são muito importantes. Credenciais que suportem a identidade estabelecida são muito, mas muito importantes mesmo para mulheres solteiras indo para o campo trabalhar com BAM. Algumas mulheres podem ser mais flexíveis e adaptáveis que outras, mas em geral, mulheres solteiras terão uma melhor experiência com BAM se elas tiverem credenciais, habilidades e treinamento que permitam que elas trabalhem com seus talentos e em suas áreas de conhecimento. Pensando num modelo ideal, você deveria procurar uma identidade profissional que você ame, na qual você tenha treinamento e que traga alegria a você e outros à sua volta.
Ignorância não é uma bênção quando se trata de leis
Quando você se muda para outro país para trabalhar ou iniciar seu próprio negócio, você precisa entender as ramificações legais. Você precisa buscar compreender diligentemente as questões fiscais e suas implicações (a local e a de seu país de origem). Você deve fazer uma pesquisa que esclareça as leis relacionadas a negócios no novo país. Nós recomendamos que você procure um bom contador ou advogado que possam ajudá-la a navegar nesse novo sistema. Alegar que “você não sabia” não é uma resposta aceitável quando estamos falando de negócios internacionais.
Aprender o máximo possível da língua e cultura
Você tem desafios suficientes para lidar quando se muda para outro país com o objetivo de abrir um negócio. Faça o melhor que você pode para adquirir compreensão e habilidade para se comunicar na língua local. Quando você vai a lugares oficiais, é importante que vejam que você compreende a língua local ou a língua franca na hora de assinar documentos. Em muitos contextos, mulheres solteiras trabalhando com BAM não são tratadas como profissionais com o mesmo respeito que os homens são tratados. Portanto, ter uma boa compreensão da língua e da cultura é algo valioso.
Encontre amigos confiáveis
Descobrimos que pode ser muito útil ter uma ou duas mulheres locais de confiança para quem você possa pedir conselhos em questões culturais ou profissionais. Antes de dar um passo importante ou tomar uma grande decisão, peça opinião de uma (não pode ser das duas?! Rs) destas amigas. Elas também podem explicar as leis e sistemas locais. Ore, também, para que Deus lhe apresente um ou dois homens locais confiáveis que possam ajudá-la. Eles entendem muito melhor do que qualquer estrangeiro as dinâmicas e o que é preciso para que as coisas possam avançar. Obviamente você precisa ser cuidadosa para lidar com estes homens de uma maneira culturalmente apropriada.
Conscientize-se de que, muito provavelmente, trabalhará em um “mundo de homens”
Dito isto, tem sido de grande ajuda observar como as mulheres locais vivem. Claro que, como uma estrangeira, haverá diferenças no seu comportamento. Mas, de maneira geral, aprenda com as locais. Você provavelmente precisará prestar atenção na sua linguagem não-verbal quando estiver se relacionando com homens. Mantenha distância física e uma distância de segurança em mente.
Conecte-se com famílias locais e com famílias da mesma cultura que a sua
Abençoe-os da mesma maneira que eles te abençoam. Se for apropriado, busque e construa relacionamento com as esposas e filhos dos homens com quem trabalha, diariamente, no seu contexto BAM. Estar inserida em famílias pode ser uma verdadeira bênção para quem vive em outro país.
Você precisa de uma vida de solteira saudável
Assim como é importante para casais terem como prioridade cum casamento saudável, acima do ministério e dos negócios, também é importante para as solteiras priorizarem uma vida de solteira saudável acima do ministério e dos negócios. Cada pessoa tem suas singularidades, portanto, “uma vida de solteira saudável” vai parecer diferente para cada pessoa. Mas seria muito bom ter alguns bons relacionamentos onde haja mutualidade, nos quais você possa dar e receber. Seja honesta consigo mesma e suas próprias limitações. Não ter uma família para cuidar pode lhe dar permissão para estender o trabalho até as altas horas da madrugada. Você pode sentir que a vida está bastante ocupada porque você está praticamente trabalhando duas jornadas. Pergunte ao Senhor o que é “suficiente” e quais são seus limites e caminhe com liberdade nisso. Ao mesmo tempo, reconheça que, como solteira, tempo e flexibilidade são um presente.
Não negligencie seu relacionamento com o Senhor
Você precisa permanecer na Palavra e em oração. Ore diariamente pelos seus colegas. Como uma empresária, você terá que tomar decisões rápidas num contexto transcultural, onde nem sempre você sabe interpretar as deixas culturais. Você pode se sentir bastante vulnerável. Permaneça em sintonia com o Espírito, lembrando que você pode chamá-Lo para guiar seus passos a qualquer momento.
Mantenha a eternidade em mente. Não importa o que aconteça, viva intencionalmente
Negócios e ministério não precisam ser pensados como entidades diferentes. “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pe 3.15). Saiba quem você é em Cristo. Seu valor não vem das outras pessoas, embora afirmação e apreciação sejam bem-vindos. Seu valor vem de Deus. Esta é a Verdade. Permaneça na Verdade.
E… Curta sua jornada!
Por Toby Miles.
(N. E.: Este artigo foi escrito por Toby, que é norte-americano e vive no norte da África há muitos anos, trabalhando com BAM. Sabemos que a pauta de gênero tem sido muito discutida nas empresas e igrejas brasileiras e que, como brasileiros, talvez tenhamos pontos de vista diferentes e algumas falas causem desconforto. Ainda assim, acredito que podemos nos beneficiar de muitos pontos aqui colocados – lembrando que são dicas de mulheres solteiras, provavelmente americanas, que vivem em contexto transcultural. Acredito que seria extremamente enriquecedor se, como brasileiras, pudermos construir e compartilhar nossas percepções.)