100% Auto-sustento: e se…
… seu negócio começar a não dar certo por razões que fogem do seu controle?
Uma história real
Alguns anos atrás tinha uma empresa BAM maravilhosa funcionando em nosso país. A empresa havia crescido rápido e era muito bem-sucedida. Então, os donos decidiram deixar a organização e se tornarem 100% auto-sustentáveis. Por causa de seu crescimento, eles também precisaram de ajuda e viram nisso uma excelente oportunidade para trazer algumas famílias cristãs para serem sal e luz naquele país fechado. Eles recrutaram a equipe e os trouxeram para trabalhar. Nenhum deles era mantido por igrejas pois tinham todo o sustento vindo do trabalho. Que modelo excelente!
Depois de alguns meses, alguma coisa aconteceu! Seu empreendimento de sucesso encontrou um problema inusitado que resultou na quebra da empresa. Logo depois da falência, todos os novos empregados estavam voltando “pra casa” porque não tinham como se sustentar.
Algo a considerar
A ideia de ser autossustentável soa como um plano perfeito. Sem necessidade de levantar sustento! Mas o que acontece se as entradas da empresa secarem? O que acontece se uma agitação política fechar sua empresa? O que acontece se o medo de terrorismo interferir no seu
setor?
E se algo acontecer, você vai precisar deixar o campo?
3 Maneiras de se preparar para o “e se…?”
1. Jogue o jogo do “e se…”
O jogo do “e se…” é um exercício simples de pensar e discutir diferentes situações. A ideia é pensar em diversos potenciais desafios que você possa enfrentar. Faça uma lista dessas possíveis situações, incluindo:
• Pessoas indo embora
• Agitação política
• Colapso da economia
• Terrorismo
Após concluir sua lista, gaste um tempo conversando com sua equipe sobre como você lidará com estes cenários. Você pode até não ter uma resposta perfeita para cada um deles, mas pelo menos terá pensado neles. Só o fato de discutir as opções o deixará mais preparado para eventuais surpresas.
2. Reservas financeiras
Não há nada pior do que pensar que você voltará pra casa se o seu negócio falhar. Uma maneira de se proteger disso é sendo financeiramente esperto.
Eu recomendaria que você continuasse acumulando reservas até você ter pelo menos 1 ano de custos operacionais no banco.
Se algo acontecer, como uma agitação política ou um de seus parceiros sair, você terá dinheiro suficiente para manter o seu negócio até formular seu próximo plano de ação. Suas reservas financeiras devem ajudá-lo a passar pela tempestade.
Muitos negócios irão colapsar quando passarem por períodos difíceis; se você puder resistir, você estará bem posicionado para alcançar mais mercado quando tudo acabar.
3. Confie no Senhor
O óbvio e cliché é: confie no Senhor. Sim, haverá muitos “e se…”, mas confiar no Senhor é a melhor maneira de se preparar. O que nos é proposto é para não nos preocupar com o amanhã!
Então ocupe sua mente com a confiança em Jesus e permaneça nEle não importa o que aconteça.
O modelo 100% auto-sustentável é o melhor modelo?
Não estou totalmente certo disso!
Talvez uma combinação de fundos dos negócios e suporte de doadores possa ser um modelo melhor?
Por Toby Miles.