100% Auto-Sustento: seria o melhor modelo?
“Você está preocupado com o levantamento de sustento?”
“Auto-sustento soa libertador pra você?”
Tenho ouvido em conversas com jovens sobre os diferentes modelos de BAM que, muito deles, compartilham o desejo de não levantarem nenhum suporte financeiro através de mantenedores/doadores. Na cabeça destes jovens, o modelo ideal de BAM seria 100% sustentado pelo negócio deles. A questão é: “Este é o melhor modelo de fazedores de tendas”?
Este artigo é parte de uma série que está sendo lançada aqui no blog, onde tentaremos expor os prós e contras deste modelo auto-sustentável. Comecemos com uma questão:
O auto-sustento irá levá-lo mais rápido ao campo?
Um dos argumentos centrais dos jovens que querem pular o processo de levantamento de sustento é que, desta maneira, chegariam ao campo mais rápido. Eles acreditam que se forem depender de igrejas e indivíduos para provisão dos recursos financeiros, isso pode levar muito tempo. Eles ouviram histórias de missionários que permaneceram anos em seu país de origem por não terem os recursos necessários. Uma coisa é verdadeira: levantamento de sustento leva tempo! Você pode levar um ano, ou até mais, tentando levantar o que precisa.
Mas vamos dar uma olhada no modelo autossustentável.
Existem apenas dois modelos auto-sustentáveis: aceitar um emprego ou começar seu próprio negócio financeiramente viável.
Conseguir um Emprego: colocação profissional
Talvez a maneira mais fácil e rápido de conseguir autossustento no campo missionário seja conseguindo um emprego. Nós chamamos isso de “colocação profissional”! Colocações profissionais são maravilhosas porque normalmente pagam bem e provêm uma excelente identidade profissional.
Existem algumas coisas que precisamos lembrar ao considerar a colocação profissional. A primeira, é que você precisa ser qualificado para o emprego. Embora existam diversas oportunidades internacionais, você está qualificado para estas posições? Não apenas você precisa ser qualificado, você também precisa estar disposto a ir trabalhar onde as vagas são oferecidas. O que acontece se você for chamado a um determinado povo não-alcançado que não tem nenhuma vaga de emprego sendo oferecida?
Segundo, você precisa estar ciente de que, quando você consegue um emprego, você está debaixo da autoridade do seu chefe. Você está preso a um contrato de trabalho! Você precisará de permissão para viajar ou tirar férias. Talvez até falem onde você precisará morar. Estas coisas não são ruins, mas elas precisam ser consideradas antes de se jogar numa vaga de emprego.
Começando um Negócio Financeiramente Viável
Se você é o tipo e pessoa que preferiria ter seu próprio negócio e ser seu próprio chefe, você precisará começar o seu próprio negócio. Embora essa ideia soe ideal, começar um negócio próprio consome tempo e energia. A verdade é que, normalmente, um negócio leva alguns anos até se tornar lucrativo ou sustentável. Mas é suficiente para viver disso?
Para que seja 100% auto-sustentável, você precisará levantar capital suficiente para segurar o negócio por 2 ou 3 anos.
Você não precisará somente do capital de setup para os custos mensais de
seu negócio, mas você também precisará do salário para toda a sua família. Mesmo numa pequena família, isso pode significar de US$ 150.000 a US$ 250.000 para os 3 anos. Onde você consegue esse dinheiro? Quanto tempo vai levar para levantar esse tipo de capital? Seria mais rápido do que levantar sustento nas igrejas?
Qual o melhor modelo considerando velocidade?
Como vimos acima, conseguir um emprego é a forma mais rápida de se chegar ao campo, mas você precisará fazer alguns sacrifícios!
Independente se você levanta doações ou fundos de capital, ambos demandarão tempo. Eu não aconselharia você a basear o seu modelo BAM na velocidade em que ele o o levará ao campo.
Existem mais algumas perguntas pertinentes. Veremos mais sobre liberdade e prestação de contas no próximo post.
Por Toby Miles.