40 horas por semana! Como?
Está sofrendo para achar tempo para os negócios?
Um dos comentários mais comuns, quando falo com aqueles que estão fazendo Business as Mission é: “Eu só posso colocar 25 horas por semana na minha empresa porque eu preciso de tempo para outras coisas importantes”.
Quais são as coisas mais importantes?
Quando começo a me aprofundar nesses comentários, começo a ouvir sobre tempo com a família, responsabilidades com a equipe e ministério.
São todos aspectos importantes da vida, mas como esperamos ser exemplo para os crentes locais sobre o significado de trabalhar, sendo casados e tendo um ministério, quando vivemos dessa maneira?
Não existe nenhuma maneira que eles possam sobreviver trabalhando apenas de 2 a 25 horas semanais, então por que queremos dar isso como exemplo para eles? Estamos pedindo deles algo irrealista: trabalho, vida e ministério?
Tempo para o ministério
O ponto de controvérsia comum é que os empreendedores missionais cristãos sentem que precisam de tempo para o ministério.
Antes de tudo, seu negócio deve ser projetado para inserí-lo na comunidade e abrir portas para o ministério. Tendo você empregados ou contatos de negócios, cada um deles é alguém que precisa ouvir de Jesus.
Mas o que acontece quando os interessados não são parte do seu network profissional?
Meu entendimento é que existe tempo de sobra para se encontrar com essas pessoas depois do horário de trabalho. Esperamos que essas pessoas que você está discipulando também trabalhem e portanto também estejam livres depois do expediente. Você pode marcar um encontro com eles durante a tarde ou a noite. Se você está se encontrando com desempregados, estará lhes prestando um grande serviço sendo exemplo para eles no que significa trabalhar e ter uma vida.
Mas minha família…
Família é algo extremamente importante! Precisamos nos assegurar que estamos tendo tempo com nossa família, mas qual nossa real expectativa de tempo com eles? Quando trabalhava nos Estados Unidos eu deixava minha casa às 7h da manhã e voltava às 16h45. Eu também dava aula na Escola Dominical, liderava um grupo de jovens, interagia com amigos e tinha tempo com minha família. Algumas vezes eu estava bastante ocupado, mas o Senhor nos sustentou…
Um exemplo de planejamento
6h-7h: acordar e ter um tempo devocional
7h-7h20: devocional em família
7h20-8h: exercícios
8h-8h45: banho e café da manhã
9h-14h: trabalho
14h-15h: almoço e tempo com a esposa (tomamos chá todos os dias)
15h-17h: trabalho
17h-19h: jantar e tempo em família
19h30-21h30: tempo na comunidade – café ou discipulado
22h: ir pra cama
Sábado
Você pode trabalhar meio período e então ter um tempo em comunidade
Domingo
Este é seu dia de descanso. Gaste tempo com o Senhor e com a sua família.
Isso parece muito?
Onde está meu tempo para Netflix?
Quando vou responder meus emails e ter um Skype com a minha família?
Quando vou ficar “de boa”?
O trabalho vem de Deus
Acredito que estamos nos fazendo um desserviço quando tentamos fugir do trabalho. Deus nos deu a oportunidade de trabalharmos para a Sua glória. Acredito que podemos trabalhar duro, vivermos bem nossas vidas, nos dedicarmos bem ao ministério, amarmos nossa família, tudo ao mesmo tempo.
Você acha que 40 horas semanais são razoáveis ou muito?
Por Toby Miles.