Fazendo negócios sozinho ou em equipe?
É importante ter uma equipe de negócios para trabalhar com BAM?
Ao longo dos anos pessoas têm me perguntado se eu acho melhor começar um negócio sozinho ou entrar em sociedade com alguém. Ótima pergunta! E a resposta é bem simples: depende…
Uma pequena história: Alguns anos atrás, eu soube de uma companhia que iniciou uma sociedade constituída de vários membros. Cada sócio tinha habilidades diferentes, expectativas diferentes para o negócio, organizações enviadoras diferentes, etc. O negócio começou muito bem e, na verdade, conseguiu juntar uma quantidade de dinheiro significativa. No entanto, conforme o tempo foi passando alguns problemas foram aparecendo.
Porque os valores fundamentais de cada um não eram os mesmos, eles se depararam com questões relativas a tempo, dinheiro e filosofia de trabalho e a empresa acabou se dividindo.
Então, estou dizendo é que sociedade é errado?
Claro que não! Na verdade, eu acho altamente recomendável que se comece uma empresa em sociedade (equipe de trabalho) ao invés de começá-la sozinho. São tantos os benefícios de se administrar um negócio como equipe. Nossa experiência tem nos mostrado que equipes de trabalho:
- Provêem excelente prestação de contas no ambiente de trabalho;
- Provêem múltiplos pontos de vista para a solução de problemas;
- Criam sinergia para ideias de negócio e desenvolvimento;
- Oferecem encorajamento para os membros da equipe em tempos difíceis.
Uma palavra de precaução
Independente do momento em que você inicia uma sociedade, você precisa se assegurar de tratar isso como uma parceria profissional. Você precisa estabelecer os valores cedo, deixar claro as expectativas e assegurar que as questões financeiras sejam discutidas antecipadamente. É impressionante como estas pequenas questões podem despedaçar negócios cristãos.
Eu preferiria fazer sozinho!
Há pessoas lá fora que acreditam ser este o melhor modelo. Mas, a maioria de nós, prefere ter um grupo de pessoas para nos ajudar a começar e a manter um negócio. Por exemplo: o que acontece quando você sai para “home assignment”? Quem tomará conta dos negócios se for só você? Uma das vantagens de fazer sozinho é que você não precisa ter uma grande empresa para funcionar de forma legítima. Contanto que você produza negócios suficientes para uma pessoa, você estaria bem perante a comunidade.
Encarar o desafio sozinho pode funcionar para alguns, mas antes de se lançar nessa sozinho por aí fora, tenha certeza de que pensou bem sobre seu modelo e estratégias de negócio.
Um mito sobre o BAM: Nós somos todos cristãos – todos trabalharemos duro!
É um pensamento maravilhoso, mas está longe da realidade. Cada um dos membros do seu negócio tem uma expectativa diferente do que seja trabalhar duro. Alguns têm família, outros precisam dormir mais, outros são solteiros, etc.
Defina claramente quais serão as funções de cada um, as expectativas relacionadas a tempo de trabalho e remuneração para cada função específica.
Ao longo dos anos tenho vistos muitas empresas lutarem contra dificuldades porque expectativas relacionadas aos negócios não foram discutidas logo em seu início.
Um cordão de três dobras não se quebra facilmente!
Ao final do dia, todos reconhecemos que precisamos de um parceiro: Jesus! Ele precisa estar presente nas nossas decisões diárias, discussões e colocações profissionais. Se precisar assumir sozinho, não esqueça que não estará completamente só!
Consulte seu maior acionista em cada aspecto do seu negócio
Se você criar uma sociedade, lembre-se que todos são acionistas minoritários. Busque sempre em primeiro lugar, a vontade e direção do Mestre.
Por Toby Miles.