Negócio Como Comissão
Ela então disse: “eu conheço muitos histórias, mas como eu entro no cristianismo? Para entrar no Islã você diz a shehadda, mas o que você diz para entrar no cristianismo? O que você faz?”. Existem tantas pessoas com perguntas em seus corações sobre o que significa crer em Jesus. Tanta gente procurando. Então, como compartilhamos efetivamente a verdade de Jesus em diferentes países e contextos?
Existe um movimento global chamado Business as Mission – BAM (ou Negócios Como Missão) que tem se tornado cada vez mais conhecido. De acordo com Jo Plummer, vice-presidente do BAM Global Think Tank, “o movimento Business as Mission atual representa uma crescente intencionalidade na igreja global para integrar completamente as metas do negócios com o chamado de toda a igreja para levar todo o evangelho para o mundo todo”. No entanto, no mesmo artigo, Jo reconhece que o termo BAM tem sido usado com diversas definições. Às vezes BAM é usado para descrever uma empresa estabelecida com o foco no alcance missional no país de origem de alguém. Outras vezes, BAM é usado como referência à empresas com a missão de, financeiramente e socialmente, transformar a vida das pessoas. Com o objetivo de trazer foco e clareza, gostaríamos de propor uma pequena variação: Negócio Como Comissão (Business as Comission).
Uma comissão é uma instrução ou comando
Antes de Jesus deixar este mundo, Ele nos deu esta comissão (frequentemente chamada de Grande Comissão), “vão e façam discípulos de TODAS as nações…”(Mt 28.19, ênfase minha). O termo Negócios Como Comissão dá ênfase a este comando de Jesus e nos lembra do nosso foco principal. Existem nações com pessoas que ainda não conhecem a Jesus. Pessoas precisam ouvir sobre Ele para que O sigam – para se tornarem discípulos. Quando estabelecemos empresas em diferentes nações com uma mentalidade de Negócio Como Comissão, nosso propósito é fazer discípulos ali. “Nós jejuamos e ofertamos ao pobre para sermos bons e para irmos para o céu. Não é o mesmo para todo mundo? Judeus? Cristãos?”. Ouço questões como estas em todo lugar. Jesus não é igual a nenhum profeta, pessoa ou deus. Além da transformação social ou econômica, todas as nações precisam ouvir sobre como Jesus, sendo Deus, veio ao nosso mundo e mudou todas as coisas.
Uma comissão é um grupo de pessoas oficialmente incubada com uma função particular.
Uma moça me perguntou ontem: “Tudo bem se eu falar para as pessoas sobre Jesus? Eu me sinto como uma baba (pai/padre)”. Mas é CLARO! Você vê? Não somente recebemos a comissão de fazermos discípulos; nós, como discípulos, somos a Comissão de Fazedores de Discípulos. Agora, esta é uma expressão que eu criei, mas a palavra “embaixador”, que é usada nas Escrituras, tem praticamente o mesmo significado. Somos embaixadores de Jesus, representando-O e compartilhando Seus valores e interesses onde quer que vivamos atualmente. Ao usarmos o termo Negócios Como Comissão com essa definindo em mente, deixamos claro o fato de que compartilhamos as boas novas de Jesus não é somente o que fazemos, é a nossa identidade.
Uma comissão é uma quantia de dinheiro – uma recompensa financeira.
Quando estabelecemos uma empresa numa cultura diferente com o propósito de fazermos discípulos, é essencial que o nosso negócio seja um negócio VERDADEIRO e financeiramente lucrativo. Os negócios precisam pagar seus proprietários, funcionários e provedores de serviços, assim como gerar lucro para serem um negócio verdadeiro. Funcionários recebem uma comissão ou pagamento em relação ao trabalho que exerceram na empresa. Usando o termo Negócios como Comissão explicamos o fato de termos um aspecto financeira neste empreendimento e que devemos fazer o trabalho necessário para torná-lo lucrativo. “Eu gosto de trabalhar para esta companhia”, ela disse, “toma bastante tempo, mas eu sei que sempre sou parte de algo que importa”.
Comissionar é ordenar ou autorizar a produção de algo.
Como um artista é comissionado a pintar um quadro, somos comissionados a fazer discípulos. Embora isto seja bastante similar a primeira definindo que demos sobre comando ou instrução, eu amo o acréscimo da nuância de que somos autorizados para este comando. Jesus olha pra gente e diz: “Assim como o pai me enviou, eu vos envio”. Ir na autoridade de Jesus significa: Ele foi a nossa frente para preparar as coisas, Ele caminha com a gente preenchendo cada espaço com a força que precisamos em sua generosa graça, e Ele anda atrás de nós preenchendo todas as rachaduras. Força em nossas fraquezas. Isto é o que significa ser autorizado por Jesus. Comissionado para ser a Comissão para receber Comissão e seguir a Grande Comissão. Você ainda não se apaixonou por este termo?
Comissionar é colocar algo em condição de funcionamento.
Sua irmã estava num acidente de carro e quebrou um braço e bateu seu rosto no parabrisa. Ela ligou nos chamando e e então nos pediu, na frente de todo mundo: “Bem, vocês não vão orar em nome de Jesus, o Messias?“. Ela ainda não cria em Jesus, mas ela via que nossa fé é algo para ser colocado em funcionamento – em condição de funcionamento. Isto também é verdadeiro para qualquer negócio iniciado. Criar um negócio REAL, sustentável e lucrativo é um componente essencial no Negócio Como Comissão. Usar este termo nos lembra que nossas empresas precisam estar em condição de funcionamento. As pessoas ao nosso redor podem dizer se nossa fé é algo que pode ser colocado em prática. Eles também sabem se nosso negócio é real e está em condição de funcionamento. Nosso negócio foi comissionado?
“Naquela noite, Jesus apareceu num sonho vestido de branco, sorrindo e cheio de alegria. Ele era “incrível”, mas senti alegria e descanso incomuns. Depois disso, eu estava em paz e decidi abraçar Jesus”. Então ela disse: “eu realmente O abracei, mas infelizmente, eu ainda não tive oportunidade de saber mais sobre Ele”. Que maravilhoso foi ela ter recebido este sonho e ter escolhido abraçar Jesus. Mas ela NÃO ENCONTROU oportunidades para saber mais sobre Ele. Talvez isso impacte seu coração, assim como o faz no meu. Você é aquele que tem esperado compartilhar a verdade de Jesus em um contexto cultural diferente? Agora que deixamos claro nosso propósito no uso do termo Negócio Como Comissão, talvez você queira vir e fazer parte deste movimento. Você foi comissionado.
Por Toby Miles