Plantação de Igrejas – Ritmo
Outro aspecto importante para um ministério BAM de longo-prazo é definir um bom ritmo.
Pela minha experiência, você pode definir um ritmo muito rápido, mas também pode definir um ritmo muito lento!
O objetivo é encontrar um ritmo que seja adequado para a sua família e chamado.
Você já observou crianças pequenas correndo um corrida de longa distância? Eu lembro de assistir um grupo de crianças dar a largada numa prova relativamente longa: duas voltas ao redor do campo. Alguns deles começaram a prova dando todo o gás, correndo mais rápido que podiam. Eles lideraram por cerca de 100 metros e logo perderam o fôlego. Outros não tinham nenhuma motivação para estar ali e decidiram apenas andar todo o percurso.
Os que se saíram melhor foram aqueles que encontraram um ritmo adequada e foram capazes de mantê-lo por toda a corrida.
Podemos, de alguma forma, relacionar esta história com a vida de um BAMer. Tenho visto os 3 tipos de pessoas e ritmos de trabalho ao longo dos anos: o velocista, o caminhante e o que mantém o ritmo.
Velocistas – quão longe você pode ir?
Algumas pessoas parecem começar com uma explosão. Estão sempre apressados para fazer qualquer coisa. Não importa o momento que você encontra essa pessoa, elas estão sempre ocupadas, correndo de um lado para o outro.
Vou chamá-los de BAM velocistas. Eles não foram realistas ao estabelecer seu ritmo para o longo-prazo.
Depois de alguns meses, eles começar a sentir as consequências nas suas famílias, vida espiritual, vida emocional e empresarial.
Em algum momento eles vão perder o fôlego e abandonar a corrida.
Caminhante – você pode fazer melhor?
Já conheci pessoas que eram o oposto dos velocistas. São os caminhantes. Talvez essa não seja a melhor descrição. Acho que o melhor seria desmotivados.
São aquelas pessoas que parecem não se dedicar muito ao seu chamado e ministério. Eles não se motivam a aprender a língua, fazer relacionamentos ou qualquer outro aspecto de seu chamado. Não é tão comum encontrá-las, mas existem algumas delas.
Essas pessoas precisam reavaliar seu chamado e pedir ao Senhor forças para continuar.
Ajustando o Ritmo
Aqueles que realmente querem completar a corrida precisam achar o ritmo que funciona para eles.
Eles não precisam acompanhar os outros, mas devem correr em seu próprio ritmo.
Continuando com a analogia da corrida, você vai precisar de um treinador para te ajudar a achar seu ritmo e para esticá-lo um pouco. O mesmo serve para o seu ministério!
Você vai precisar de pessoas que possam falar com você e te ajudar a achar um ritmo de vida apropriado, talvez um colega ou líder. Você também deve buscar um ritmo que te desafie um pouco, algo que te ajude a melhorar.
A maioria tende a se acomodar, então é bom descobrir um ritmo que te estimule a continuar avançando.
Ritmo é uma coisa que leva um certo tempo para descobrir qual é mais adequada para cada pessoa. E lembre-se que existem diferentes estações na vida, o que significar que às vezes você vai empregar mais energia e às vezes segurar um pouco.
O ritmo é um aspecto importante para o início de sua vida como BAMer.
Por Toby Miles.