Uma Visita da Polícia: lições aprendidas
Eu estava sentado no meu escritório quando um policial da imigração de uniforme engomado bateu na porta. Meu coração acelerou levemente porque eu sabia quem ele era. Ele me perguntou se eu tinha tempo para uma conversa… e nos dirigimos a um café local.
Meu tempo havia chegado? Qual era o intuito da visita?
No decorrer da próxima hora o oficial fez perguntas sobre o negócio, os empregados e as entradas financeiras. E então a conversa mudou:
“Nós não somos estúpidos!”
O policial fez esta afirmação quando começou a falar das outras empresas na cidade.
Ele disse: “Nós conhecemos as pessoas que estão aqui para fazer negócios de verdade e aqueles que criam companhias falsas apenas para serem missionários”.
Ele então começou a nomear diferentes estrangeiros na cidade, explicando o pequeno lucro que tiveram e o quanto pagavam de aluguel, escola, carro novos, etc. Ele disse: “Aqueles caras são missionários. Eles dizem que estão fazendo negócios, mas eles só estão aqui para evangelizar”.
Duplicidade é a questão
Desde que tivemos esta conversa, tenho tentado entender as entrelinhas do que foi falado.
Eu me dei conta de que a questão não era, necessariamente, que as pessoas vinham por motivos religiosos, mas o problema era a duplicidade. Eles estavam dizendo uma coisa e fazendo outra totalmente diferente.
Meu melhor amigo achou hipócrita!
Profissionais Cristãos:
A chave do meu aprendizado foi que precisamos de uma sólida identidade verdadeira.
Primeiro e, antes de tudo, precisamos nos identificar com Cristo! Não devemos esconder que somos conhecidos como Seus seguidores.
Em segundo lugar, devemos ser quem dizemos que somos. Se dizemos que somos empresários, deveríamos ter um negócio legítimo. Se dizemos que trabalhamos para uma ONG, deveríamos ter um excelente trabalho voluntário. Nossa vida profissional também deve refletir a integridade de Cristo!
Quando tivermos uma identidade sólida – cristã e profissional – teremos a liberdade para compartilhar sobre Cristo destemidamente com todos os que temos contato. Não temos vergonha do Evangelho de Jesus Cristo!
Algumas coisas colocadas pelo policial:
- Você está fazendo alguma diferença na economia local?
- Você está contratando locais?
- Você está fazendo o que disse que estava fazendo?
- Você está gastando tempo trabalhando ou somente passando tempo nos cafés?
Por Toby Miles.