Você é um impostor? 3 segredos para dominar este medo.
Você já se questionou “Por que cargas d’água alguém iria comprar algo da minha companhia?”.
A verdade é que a maioria das pessoas tem o que Seth Godin se refere como a Síndrome do Impostor.
Nós nos olhamos no espelho e sentimos que de forma alguma deveríamos estar fazendo o que fazemos. Nós nos sentimos inadequados!
Você se sente assim? Soa familiar?
Então como podemos dominar esse medo?
Ao longo dos anos, fazendo negócios e treinando outros na área, vi que existem ao menos 3 maneiras com que as pessoas superam este medo. Se você aplicar estas ideias, acredito que irá superar o medo de ser um impostor.
#1 – Faça tudo o que estiver ao seu alcance para se tornar um especialista
Se você se sente um impostor no seu negócio, eu quero encorajá-lo a focar e se tornar um especialista na sua área. Talvez você não tenha muita experiência! Talvez você sinta que sabe muito pouco sobre negócios. Comece ainda hoje a dar passos para se tornar um “expert” na sua área.
Aqui estão alguns passos práticos para você começar esta jornada:
- Procure um mentor ou coach para acompanha-lo no processo.
- Procure os 3 melhores livros sobre o assunto e os leia.
- Ouça podcasts de pessoas que são referências na sua área.
- Faça uma urso online para aprender mais sobre negócios.
- Faça pesquisas na Internet sobre como você pode ser um melhor empresário.
- Pegue tudo o que você está prendendo e comece a colocar em prática.
#2 – Comece a agir como um profissional
Outra maneira simples de anular esse medo na sua vida é agir como um profissional. A verdade é que a maioria de nós é consciente de áreas onde poderíamos melhorar, seja na nossa empresa ou no nosso ministério. Quero desafiá-lo a gastar 15 minutos para fazer uma lista de 5 coisas que causariam um impacto na sua vida ou empresa. Esta lista deve incluir:
- Aprendizado de idiomas
- Marketing
- Desenvolvimento de produto
- Gerenciamento de tempo
- Vendas
- Tempo com a comunidade
Uma vez que você tenha a sua lista com estes 5 itens (ou mais), planeje o tempo que vai se dedicar a cada uma dessas coisas. Se você não se planejar, não vai acontecer. Depois de escrevê-las em algum lugar, escolha alguém que confie a quem prestar contas para realizar estas 5 tarefas.
Temos visto que sem prestação de contas, as pessoas rapidamente voltam aos seus velhos hábitos.
A medida que começa a atuar como um profissional, você vai ganhar confiança e ver os resultados que impactam seus negócios ou sua vida.
#3 – Saiba de onde os seus valores vem
A ultima dica, e talvez a mais importante, é compreender totalmente de onde seus valores vem.
Não importa o que os outros pensam de você, você é amado e valorizado por Deus. Mesmo que os negócios não estejam dando certo ou o seu ministério esteja meio devagar, você é amado por Deus.
Não há nada que possa fazer para que Ele o ame mais.
Separe 10 minutos para se maravilhar no amor do Pai.
Se você tem alguma pergunta ou gostaria de fazer algum comentário para que outros possam aprender com a sua experiência, por favor, deixe um comentário aqui embaixo.
Por Toby Miles.