Você tem a intenção de trabalhar sozinho ou em equipe?
Nossos professores adoravam nos dar atividade em grupo no colégio. Mas eu era daqueles que acreditavam naquela ideia: “Se você quer fazer algo direito, faça você mesmo!”. Era difícil, para não dizer, muitas vezes, frustrante, se reunir com outras pessoas, ouvir suas ideias, ajustar os planos e completar o projeto.
Eu tenho percebido a mesma mentalidade entre cristãos que querem trabalhar em países fechados. Eles acreditam que se sairão melhor trabalhando sozinhos. Certamente eles tem lá os seus motivos, mas, ao longo dos anos, temos visto a maioria deles vindo e logo voltando.
Não importa quem você seja, você vai precisar de encorajamento e prestação de contas quando estiver servindo no exterior. São poucas as pessoas que sobrevivem sozinhas, sem relacionamentos e a orientação de outras pessoas. A melhor estratégia para um trabalho eficiente e de longo prazo em países de acesso criativo parece ser a do desenvolvimento de equipe. Não importa se a equipe está envolvida no mesmo negócio ou apenas vagamente conectada. O que é realmente importante são os encontros regulares onde pode-se encorajar e orar uns pelos outros. Equipes desenvolvem visão, valores e estratégias conjuntas; e, o mais importante, ajudam a carregar o fardo uns dos outros.
O trabalho em equipe nem sempre é fácil, mas, os benefícios, são, de longe, maiores que os aspectos negativos. Satanás tentará e dividirá o seu grupo! Ele irá trabalhar para romper relacionamentos e criar divisões, mas, com oração, amor e muita graça, você pode superar esses ataques. Lembre-se: “Equipes que oram juntas, permanecem juntas”.
Você está disposto a investir o seu tempo?
Você está disposto a investir tempo administrando um negócio do Reino?
Uma das coisas que muitas pessoas esquecem quando embarcam na aventura e chamado do reino empreendedor é o tempo que isso requer. Cada pessoa lida com o tempo de maneira diferente… Alguns têm família, outros são líderes de equipe e ainda há os que são novatos na vida transcultural. Não importa quem você seja, se estabelecer em outra cultura exigirá muito tempo e compromisso.
Deixando o negócio um pouco de lado, um embaixador cristão de sucesso precisará estabelecer residência e começar a aprender a viver num ambiente totalmente novo. Esse processo pode ser muito estressante e consumir muito tempo, desde decidir pela escola das crianças, até ajeitar a casa para sua esposa. Muitos de nós se jogam no aprendizado da língua e cultura. Aprender uma nova língua é difícil e também tomará um tempo considerável. Eu o encorajaria a levar o tempo que for preciso… mas, aprenda bem a língua!
Desejamos, também, desenvolver relacionamentos com amigos locais! Esses relacionamentos são preciosos e um presente do Senhor. Lembre-se que amizades tomam tempo e, em muitas culturas, uma simples visita pode levar horas.
Além disso tudo, você é um empresário cristão, que está buscando trabalhar ou estabelecer negócio num outro país. Acredito que você tem em mente que começar um negócio toma muito tempo. Você, provavelmente, tem amigos que estão começando um negócio em seu próprio país e sabe que isso pode requerer 60/h semanais, e isto só pra equilibrar os gastos. Construir um negócio do Reino irá tomar tempo e energia significativos, então é bom que você e sua família estejam preparados para isso.
O propósito dessa discussão é lhe dar uma ideia realista da vida transcultural de um fazedor de tendas e não de assustá-lo ou desencorajá-lo. Entregue o seu tempo a Deus e deixe que Ele dirija seus dias.