Testemunha de Cristo x Identidade Profissional
Como você é visto pela cultura local?
Nos últimos 13 anos, vivendo no mundo árabe, tenho falado com muitos “Empreendedores do Reino” que têm tido dificuldades com a ideia de equilibrar ministério e negócio. Eles se perguntam quanto tempo deveriam dedicar ao negócio e quanto ao evangelismo. Você também se debate com essas questões? É muito importante refletir sobre isso, mas hoje eu gostaria de convidá-lo a olhar para questão de um ângulo um pouco diferente: Como você é visto pela cultural local?
Dois lados da mesma moeda
À medida que você é recebido numa nova cultura, o governo, seus amigos e vizinhos tentarão colocá-lo em numa “caixa”, enquadrá-lo em alguma definição. Eles irão observar tudo o que você faz, desde como você administra seu negócio até como você trata a sua família. Eles prestarão atenção em suas palavras, seja compartilhando a Verdade ou vendo como você reage nos tempos de dificuldade.
Temos visto que existem duas áreas principais da sua vida que ajudam a comunidade local a ter uma uma percepção a seu respeito. Chamemos essas áreas de: testemunho cristão e identidade profissional.
Alcançando o Equilíbrio
Observando diferentes Fazedores de Tendas, nos demos conta de que eles estão sempre em algum ponto deste espectro, seja abaixo ou no topo desses eixos. (veja o gráfico acima).
O Fazedor de Tenda ideal é aquele que se encontra alto, tanto no testemunho cristão como em sua identidade profissional.
Vamos dar uma olhada em cada um dos quatro quadrantes do gráfico.
1. Empresário respeitado que ama a Jesus
Considero que tem uma identidade BaM ideal aquele que é um cristão corajoso enquanto desenvolve uma forte identidade empresarial. As pessoas da cultura local não o verão, apenas, como um empresário que trabalha duro, mas como alguém religioso – um seguidor apaixonado por Jesus. Sua credibilidade não será questionada, o que proporcionará boas oportunidades para falar da Verdade.
O que temos observado é que as pessoas que estão nessa categoria conseguem ser bastante abertas para compartilhar sem atrair muita atenção da cultura receptora.
2. Empresário “Moral”
Empresários “morais” são aqueles que têm uma identidade profissional excelente, mas são fracos no testemunho cristão. Os locais facilmente o colocariam na caixinha de alguém que quer fazer dinheiro, mas não o vêem como uma pessoa religiosa.
Percebo que estas pessoas são bem recebidas pelo país onde estão trabalhando, mas elas deixam passar várias boas oportunidades para compartilharem do Evangelho.
3. Percepção “Missionária”
No terceiro grupo encontramos aqueles que têm como valor o testemunho cristão, mas não fizeram um bom trabalho desenvolvimento de sua identidade profissional. Eles serão vistos pela cultura local como missionários. Temos visto que existe desconfiança e ceticismo com relação a este tipo de Fazedores de Tendas.
São pessoas extremamente corajosas e encontram muitas oportunidades para evangelizar, mas, com o tempo, os amigos passam a vê-los como pessoas que querem apenas sua conversão.
Isso é ruim? (De certo modo, aqueles que te enviaram estarão felizes com você).
4. Ineficazes
Este último grupo deveria reconsiderar seu chamado e, talvez, decidir voltar para casa. Este grupo é fraco no testemunho cristão e fraco na identidade profissional – são ineficazes. Não somente para a cultura local mas também para aqueles que os enviaram.
A cultura local não confiará neles e, consequentemente, isso terminará sendo um testemunho negativo.
Perspectiva de longo prazo
Nosso objetivo final é honrar o Senhor e ser usado por Ele para proclamar Seu nome. Nenhum de nós alcançará uma identidade perfeita, mas todos podemos continuar crescendo em cada uma dessas áreas.
Minha dica àqueles que querem durar no campo atuando sob o modelo BaM: continue desenvolvendo seu testemunho cristão – proclamando de forma efetiva. Eu também o encorajo a manter e investir na sua identidade profissional, pois isso abrirá novas portas e você conquistará o respeito da comunidade – que lhe oferecerá novas oportunidades para falar.
Mais uma coisa…
Na verdade, existe mais uma coisa que é essencial para fortalecer sua identidade no BaM: ser culturalmente sensível. Pense em alguém que tem uma identidade profissional bem construída e também ame evangelizar e, mesmo assim, está constantemente ofendendo as pessoas culturalmente. Você acha que ele terá um ministério efetivo e duradouro?
Imagine uma mulher de negócios no mundo árabe que veste camiseta regata e bebe álcool. Embora possa ser uma excelente cristã e muito profissional, ela acabou com qualquer possibilidade de ser efetiva naquela cultura.
Quais perguntas você deve fazer a você mesmo sobre sua identidade?